A palavra aromaterapia vem do grego aroma = cheiro agradável + therapeia = tratamento.Isso é, tratamento através de aromas, cheiros agradáveis.
É uma terapia que busca trazer o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
Indicação
Desde uma dor lombar até problemas emocionais.
Tenho certeza de que todos já experienciaram sensações fisiológicas e sentimentos por um aroma familiar. Isso acontece porque nossas células olfativas mandam impulsos para o sistema límbico, que responde imediatamente a este efeito.
Os óleos essenciais apresentam diversas propriedades terapêuticas: antibiótico, antisséptico, antiviral, antifúngico, analgésico e muito mais. Além da capacidade de penetrar através do olfato e da pele, atingindo a corrente sanguínea rapidamente.
História
É uma prática milenar, tendo início na Grécia e no Egito antes de Cristo.
Na atualidade, já se usa como uma farmácia natural dentro das casas, como prática de um estilo de vida saudável e de bem- estar.
Formas de Uso
Aromático: modelo alemão, poder do aroma, conceito de que o olfato provoca uma resposta mais rápida, do que a visão e o som.
Tem a capacidade de afetar as nossas emoções.
Resultados de análises, revelou melhoras no humor.
Tópico: modelo inglês, através de massagens terapêuticas, para beleza, (pele e cabelo). Usados também em forma de compressas quentes, diluídas para evitar problemas de irritação.
Ingestão: modelo francês; a ingestão dos óleos essenciais, podem trazer grande efeito quando se trata de manter a saúde. Deve ser usada com cautela. Atualmente ainda existe um tabu quanto à ingestão de óleos essenciais, por excesso da quantidade, óleos contaminados ou óleos com mistura de produtos químicos, pois podem causar irritação na pele e outros problemas.
Ramos de Atuação
Fisiológica: tem propriedade química, quando aplicado de forma tópica, inalatória e ingesta, atua como anti-inflamatório, antifúngico, analgésico, sedativo e outros.
Exemplo: melaleuca, muito usada pelos podólogos.
Psicológica: através da inalação, atua na mente e emoções, trata a partir de sensações. O óleo atua diretamente regulando vários processos emocionais.
Exemplo: Óleo de tangerina traz a sensação de alegria e felicidade.
Energética: atua sobre a energia do corpo, alterando o físico e o emocional.
Exemplo: Óleo de peppermint tem a capacidade de trazer foco, desperta e traz frescor.
Por que usar os óleos doTERRA